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sexta-feira, 6 de junho de 2014

Colocar cilindro de freio na roda traseira do fusca.

Hoje substituímos o cilindro de freio da roda traseira que já apresentava vazamentos de fluído, gastamos com o cilindro R$25,00 e com uma garrafinha de 500 ml de fluído DOT3 que foi R$10,00 e nem usamos pois o desperdício com o fluído foi mínimo.


Vamos então ao que interessa.



Veja abaixo a embalagem do cilindro de roda do fusca.



Vou tentar detalhar passo a passo como fizemos.


As fotos estão péssima e infelizmente no momento tenho que postar com um celular vga pois o outro pifou que seria bem melhor a imagem.

O primeiro passo é a retirada da porca que segura o tambor ela sai no sentido anti horário, retire o pino que trava a porca e solte-a logo em seguida, vai precisar de uma chave catraca maior que 32 mm pois a minha ficou pequena e tive que utilizar uma chave inglesa com um auxílio de um cano de ferro de 2 polegadas de diâmetro.


O segundo passo é retirar o tambor e pra isso caso ele esteja bem firme você terá que soltar o cabo do frio de mão dentro do carro que fica entre os bancos, e depois faça movimentos com o intuito de puxar o tambor para fora, com um martelo você pode dar marteladas leves ao lado do tambor para desagarrar das lonas, o tambor prende mais solta logo em seguida,  pra quem tem um saca tambor de freio gigante pode fazer isso fácil fácil mas no nosso caso e acho que o seu também, nós não dispomos de ferramentas e temos que nos virar com o que tem.


 Olha a lambança que estava dentro da roda, fluído de freio com as impurezas das lonas de freio.
Assim fica a roda do carro quando o fluido começa a vazar e o carro não freia e o pedal perde curso.


O terceiro passo é lavar toda essa lambança, pra não sujar a garagem ou oficina ou seu quintal utilize caso consiga e se tiver por perto um tambor ou vasilha que possa reter toda a sujeira na hora de lavar.


Veja como ficou limpo, joguei um descarbonizante em todo o local da sujeira  e deixei agir por uns minutos e joguei jato de água com o auxílio de uma máquina de pressão essas do tipo "lava carros", caso você não tenha utilize um pincel de 2 polegas e thinner para PU que resolve também lave e enxague bem com thinner, 


Após limpo é só retirar o cilindro de roda.

Com uma chave de boca de 13 mm solte o parafuso que prende o cilindro de roda no espelho que fica abaixo do cano de metal, solte o cano de metal e empurre com a mão após verificar que a porca do cano de metal se desprendeu do cilindro de roda, tente arrumar alguma coisa para tapar o orifício do cano pois se você não deixar o fluido acabar lá no reservatório você só fará sangria nessa roda que mexeu e não nas outras. O cano de metal é 11 mm e a sangria 7 mm todas de boca.



É possível retirar o cilindro de roda sem mexer muito nas sapatas de freio e se conseguir isso fica mais fácil ainda o serviço, repare bem tudo pois se alguma coisa se soltar você precisar se lembrar qual a posição inicial o ideal é utilizar um vídeo ou cam para isso.
Faça uma pequena força nas sapatas a fim de afastá-las do cilindro e desprender o mesmo delas.



Lave também o tambor do mesmo jeito que fez com a roda.


Coloque o cilindro de roda no lugar parafusando a porca que o prende no espelho da roda e depois o tudo de metal e também a sangria, a porca que prende o cilindro de roda você de apertar bem mas o restante tome cuidado na hora de rosquear e apertar para não danificar.



Com tudo no lugar coloque o tambor e faça o aperto com a porca da roda que tirou lembra?
Aperte até sair a folga pois o tambor tem que encostar no espelho, aperte novamente o cabo do freio de mão se você tinha soltado caso não agora é só fazer a sangria.

SANGRIA NOS FREIOS: Com todas as peças no lugar e as rodas também vá atrás da roda e peça a alguém para bombear o pedal de freio, a pessoa vai bombear e segurar o pedal e você com uma chave 7 mm solte a sangria e feche em seguida, repita isso várias vezes até notar que da sangria sai apenas fluido de freio, aperte e pronto.

Galera tentei expressar o mais simples possível o procedimento, complete sua pesquisa olhando o vídeos do Tonella no YouTube que o cara é fera em VW  e outros assuntos de mecânica.







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