Cantinho do faz tudo.

Metal, madeira, plástico, similares diversos, mecânica, elétrica, hidráulica e etc, fazendo o possível em quase tudo.

Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

Qual aditivo correto para o meu carro?


LINHA ARREFECIMENTO MONTADORAS. VERIFIQUE O COOLANT CORRETO PARA A MARCA DE SEU CARRO:

Coolant de cor VERDE – Hiunday / Honda / Nissan / Kia / Mitsubishi Coolant de cor AMARELA – Renault / Peugeot / Ford / Citroen / Fiat Coolant de cor AZUL – Mercedes Benz / Honda / Volkswagen Coolant de cor ROSA – Volkswagen / Fiat / GM / Toyota / Ford / Citroen

Indicado: Protege o sistema de arrefecimento. Eleva o ponto de ebulição da água e baixa o ponto de congelamento, lubrifica a bomba d’água. Não ataca sensores eletrônicos.     
Função: Antifervura, anticongelante, anticorrosivo, antioxidante e antiespumante
Aplicação: Adicionar no reservatório após diluído.
Diluição: 40% de produto / 60% de água.
Durabilidade: 60.000 km
OBS: Informações baseadas na norma NBR 13705

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Limpeza do suspiro do motor 1.0 8v do Fiesta Rocam.


O veículo do meu cunhado estava com problemas de vazamento de óleo e a princípio pensávamos que seria o da direção pois entre o filtro de ar e a ventoinha passa uma tubulação da direção em direção a caixa e por ali sempre estava melado com muito óleo, ele foi em um especialista em direção hidráulica e nos disse que não tinha nada de errado com o sistema do carro e poderia ser o suspiro.

Bom, em casa abri o compartimento que abriga o filtro de ar e de cara constatei a degradação do mesmo pois sendo um tom amarelo estava preto e sujo com óleo, embaixo do filtro existe uma pequena esponja que serve também como filtro de vapores provenientes do cabeçote (tampa), essa esponja estava encharcada com óleo e sujeira, fora as folhagens que estavam por ali, limpamos tudo inclusive a manguinha que vai da tampa do cabeçote até a caixa do filtro de ar, colocamos os filtros novos ou seja o de ar e de vapores que é uma mini esponja, na caixa que abriga o filtro de ar existe uns furos embaixo para o escoamento de possíveis líquidos indesejáveis e era por ali que o acúmulo de óleo devido a sujeira dos filtros saia, limpamos tudo e ainda aproveitamos para limpar a TBI que estava um pouco suja devido a aspiração suja.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cada vez mais adoro carros.

Adoro carro e sempre que posso vejo algumas séries desse mundo maravilhoso dos carros, só fico triste que a legislação brasileira não facilita as coisas para os que querem trabalhar honestamente, pois se você tem seu carrinho tem que pagar inúmeras taxas e andar corretamente para que os "vermes" não levarem seu carro, por que verme? Porque o cara que anda errado é mais livre do que nós, somente isso, eu não entendo o por que da policia fazendo blitz apreendendo veículos com ipva ou vistoria atrasados e no centro do distrito onde moramos existe inúmeras irregularidades e eles passam e nada ancontece, por que será?

Explica Brasil!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Colocar cilindro de freio na roda traseira do fusca.

Hoje substituímos o cilindro de freio da roda traseira que já apresentava vazamentos de fluído, gastamos com o cilindro R$25,00 e com uma garrafinha de 500 ml de fluído DOT3 que foi R$10,00 e nem usamos pois o desperdício com o fluído foi mínimo.


Vamos então ao que interessa.



Veja abaixo a embalagem do cilindro de roda do fusca.



Vou tentar detalhar passo a passo como fizemos.


As fotos estão péssima e infelizmente no momento tenho que postar com um celular vga pois o outro pifou que seria bem melhor a imagem.

O primeiro passo é a retirada da porca que segura o tambor ela sai no sentido anti horário, retire o pino que trava a porca e solte-a logo em seguida, vai precisar de uma chave catraca maior que 32 mm pois a minha ficou pequena e tive que utilizar uma chave inglesa com um auxílio de um cano de ferro de 2 polegadas de diâmetro.


O segundo passo é retirar o tambor e pra isso caso ele esteja bem firme você terá que soltar o cabo do frio de mão dentro do carro que fica entre os bancos, e depois faça movimentos com o intuito de puxar o tambor para fora, com um martelo você pode dar marteladas leves ao lado do tambor para desagarrar das lonas, o tambor prende mais solta logo em seguida,  pra quem tem um saca tambor de freio gigante pode fazer isso fácil fácil mas no nosso caso e acho que o seu também, nós não dispomos de ferramentas e temos que nos virar com o que tem.


 Olha a lambança que estava dentro da roda, fluído de freio com as impurezas das lonas de freio.
Assim fica a roda do carro quando o fluido começa a vazar e o carro não freia e o pedal perde curso.


O terceiro passo é lavar toda essa lambança, pra não sujar a garagem ou oficina ou seu quintal utilize caso consiga e se tiver por perto um tambor ou vasilha que possa reter toda a sujeira na hora de lavar.


Veja como ficou limpo, joguei um descarbonizante em todo o local da sujeira  e deixei agir por uns minutos e joguei jato de água com o auxílio de uma máquina de pressão essas do tipo "lava carros", caso você não tenha utilize um pincel de 2 polegas e thinner para PU que resolve também lave e enxague bem com thinner, 


Após limpo é só retirar o cilindro de roda.

Com uma chave de boca de 13 mm solte o parafuso que prende o cilindro de roda no espelho que fica abaixo do cano de metal, solte o cano de metal e empurre com a mão após verificar que a porca do cano de metal se desprendeu do cilindro de roda, tente arrumar alguma coisa para tapar o orifício do cano pois se você não deixar o fluido acabar lá no reservatório você só fará sangria nessa roda que mexeu e não nas outras. O cano de metal é 11 mm e a sangria 7 mm todas de boca.



É possível retirar o cilindro de roda sem mexer muito nas sapatas de freio e se conseguir isso fica mais fácil ainda o serviço, repare bem tudo pois se alguma coisa se soltar você precisar se lembrar qual a posição inicial o ideal é utilizar um vídeo ou cam para isso.
Faça uma pequena força nas sapatas a fim de afastá-las do cilindro e desprender o mesmo delas.



Lave também o tambor do mesmo jeito que fez com a roda.


Coloque o cilindro de roda no lugar parafusando a porca que o prende no espelho da roda e depois o tudo de metal e também a sangria, a porca que prende o cilindro de roda você de apertar bem mas o restante tome cuidado na hora de rosquear e apertar para não danificar.



Com tudo no lugar coloque o tambor e faça o aperto com a porca da roda que tirou lembra?
Aperte até sair a folga pois o tambor tem que encostar no espelho, aperte novamente o cabo do freio de mão se você tinha soltado caso não agora é só fazer a sangria.

SANGRIA NOS FREIOS: Com todas as peças no lugar e as rodas também vá atrás da roda e peça a alguém para bombear o pedal de freio, a pessoa vai bombear e segurar o pedal e você com uma chave 7 mm solte a sangria e feche em seguida, repita isso várias vezes até notar que da sangria sai apenas fluido de freio, aperte e pronto.

Galera tentei expressar o mais simples possível o procedimento, complete sua pesquisa olhando o vídeos do Tonella no YouTube que o cara é fera em VW  e outros assuntos de mecânica.







quarta-feira, 4 de junho de 2014

Trollando a galera.

Eu acompanho uns caras no YouTube e tenho percebido já um bom tempo a falta de sinceridade por parte de alguns deles, o pior o que mais contamina os caras são os próprios que os acompanham pois se não babassem tanto a coisa seria mais legal, um deles estava mexendo no sistema de freio de um carro pois o fluído estava desaparecendo e falando mal da oficina anterior, bom pelo menos foi essa a minha conclusão, o diagnóstico não é difícil pois se não há vazamentos nas rodas nem nos flexíveis e em nada aparente o mais certo é no hidrovácuo ou servofreio, e começaram a consertar algumas coisas relacionadas a esse veículo, trocaram o cilindro mestre e apenas CHUPARAM o fluído no servofreio, e aí?

 Bom se você tem um cilindro mestre defeituoso que deixou passar fluído para o servofreio e seria bom trocar também o servofreio assim o proprietário ficaria com um serviço 100% garantido não é?

Mas infelizmente não trocaram, apenas o cilindro mestre e algumas coisas extras e mais nada infelizmente, fazendo com que em um curto intervalo de tempo esse servofreio pode vir a furar e deixar o motorista na mão.

E a galera que os acompanham são tão fanáticos se você questionar o por que não fez isso ou aquilo, todo mundo tira a boca do saco do mesmo para de malhar, putz!