Hoje substituímos o cilindro de freio da roda traseira que já apresentava vazamentos de fluído, gastamos com o cilindro R$25,00 e com uma garrafinha de 500 ml de fluído DOT3 que foi R$10,00 e nem usamos pois o desperdício com o fluído foi mínimo.
Vamos então ao que interessa.
Veja abaixo a embalagem do cilindro de roda do fusca.
Vou tentar detalhar passo a passo como fizemos.
As fotos estão péssima e infelizmente no momento tenho que postar com um celular vga pois o outro pifou que seria bem melhor a imagem.
O primeiro passo é a retirada da porca que segura o tambor ela sai no sentido anti horário, retire o pino que trava a porca e solte-a logo em seguida, vai precisar de uma chave catraca maior que 32 mm pois a minha ficou pequena e tive que utilizar uma chave inglesa com um auxílio de um cano de ferro de 2 polegadas de diâmetro.
O segundo passo é retirar o tambor e pra isso caso ele esteja bem firme você terá que soltar o cabo do frio de mão dentro do carro que fica entre os bancos, e depois faça movimentos com o intuito de puxar o tambor para fora, com um martelo você pode dar marteladas leves ao lado do tambor para desagarrar das lonas, o tambor prende mais solta logo em seguida, pra quem tem um saca tambor de freio gigante pode fazer isso fácil fácil mas no nosso caso e acho que o seu também, nós não dispomos de ferramentas e temos que nos virar com o que tem.
Olha a lambança que estava dentro da roda, fluído de freio com as impurezas das lonas de freio.
Assim fica a roda do carro quando o fluido começa a vazar e o carro não freia e o pedal perde curso.
O terceiro passo é lavar toda essa lambança, pra não sujar a garagem ou oficina ou seu quintal utilize caso consiga e se tiver por perto um tambor ou vasilha que possa reter toda a sujeira na hora de lavar.
Veja como ficou limpo, joguei um descarbonizante em todo o local da sujeira e deixei agir por uns minutos e joguei jato de água com o auxílio de uma máquina de pressão essas do tipo "lava carros", caso você não tenha utilize um pincel de 2 polegas e thinner para PU que resolve também lave e enxague bem com thinner,
Após limpo é só retirar o cilindro de roda.
Com uma chave de boca de 13 mm solte o parafuso que prende o cilindro de roda no espelho que fica abaixo do cano de metal, solte o cano de metal e empurre com a mão após verificar que a porca do cano de metal se desprendeu do cilindro de roda, tente arrumar alguma coisa para tapar o orifício do cano pois se você não deixar o fluido acabar lá no reservatório você só fará sangria nessa roda que mexeu e não nas outras. O cano de metal é 11 mm e a sangria 7 mm todas de boca.
É possível retirar o cilindro de roda sem mexer muito nas sapatas de freio e se conseguir isso fica mais fácil ainda o serviço, repare bem tudo pois se alguma coisa se soltar você precisar se lembrar qual a posição inicial o ideal é utilizar um vídeo ou cam para isso.
Faça uma pequena força nas sapatas a fim de afastá-las do cilindro e desprender o mesmo delas.
Lave também o tambor do mesmo jeito que fez com a roda.
Coloque o cilindro de roda no lugar parafusando a porca que o prende no espelho da roda e depois o tudo de metal e também a sangria, a porca que prende o cilindro de roda você de apertar bem mas o restante tome cuidado na hora de rosquear e apertar para não danificar.
Com tudo no lugar coloque o tambor e faça o aperto com a porca da roda que tirou lembra?
Aperte até sair a folga pois o tambor tem que encostar no espelho, aperte novamente o cabo do freio de mão se você tinha soltado caso não agora é só fazer a sangria.
SANGRIA NOS FREIOS: Com todas as peças no lugar e as rodas também vá atrás da roda e peça a alguém para bombear o pedal de freio, a pessoa vai bombear e segurar o pedal e você com uma chave 7 mm solte a sangria e feche em seguida, repita isso várias vezes até notar que da sangria sai apenas fluido de freio, aperte e pronto.
Galera tentei expressar o mais simples possível o procedimento, complete sua pesquisa olhando o vídeos do Tonella no YouTube que o cara é fera em VW e outros assuntos de mecânica.